segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

23 de janeiro - Casamento de Maria e José

Olá Amados Visitantes,
Quero dividir com vocês hoje uma devoção que nem todos conhecem - a devoção ou a festa dos Esponsais de Maria com São Jo. Sua origem é do século XV, na França e se espalhou por outras regiões.

A devoção espalhada pelo mundo teve o dia 23 de janeiro como data escolhida para a celebração. Chegou a ser suspensa em muitos lugares, inclusive na região de Verona, por volta do final de 1600. Porém, com o florescimento do culto a São José, não demorou muito para que a festa dos Esponsais fosse restabelecida, no sentido mais antigo, para toda a Igreja.
Na época em que São Gaspar viveu em Verona (início do século XIX), a Igreja dos Estigmas havia sido reduzida a oficina de guerra por Napoleão Bonaparte, e o altar-mór fora destruído. Pe. Gaspar construiu um novo e o dedicou aos Santos Esposos, representados num quadro que ele mesmo comprou, obra de pintor desconhecido.
Terminada a restauração da igreja, ele promoveu a primeira solenidade dos Santos Esponsais em 23/01/1823. Durante o sermão da Solenidade, o sacerdote Estigmatino Pe. Caetano Brugnoli, apresentou Maria e José como "instrumentos da Divina Providência para levar a cabo a mais importante de suas obras: a Encarnação". Esse especial enfoque mostra que esta devoção não se restringe aos casados, mas é escola de santidade para todos que amam o Senhor.


Deus quis o casamento de Maria e José também para esconder o mistério da Encarnação que o mundo ainda não poderia compreender; para salvar a honra de Maria e ninguém duvidar de sua integridade por ter engravidado de modo diferente do natural; e para nos oferecer o mais perfeito modelo de casal e de família. Os casais imitando Maria e José se amarão sem medida, se respeitarão, impedirão a separação, aprenderão a se reconciliar nos desentendimentos, viverão fiéis um ao outro, estarão de mãos dadas na alegria e na tristeza, construindo o lar na Rocha que é Cristo (Mt 7,24).

Mas a razão principal de São Gaspar colocar-se sob a proteção dos Santos Esposos é que a vida do consagrado, seja religioso ou leigo, impõe uma crescente busca de intimidade com Jesus. . Ora, não é possível haver criaturas com uma entrega do mais completo serviço e da mais íntima comunhão de vida com Jesus, que se compare com a desse casal.
Oração:

Ó Deus, que unistes em virginal matrimônio a mãe de vosso Filho, Maria Santíssima e São José, para que fossem fiéis colaboradores do mistério da Encarnação, fazei que nós, por sua intercessão, nos tornemos participantes das Núpcias Espirituais com Cristo, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Fiquem com Deus e que a Nossa Senhora e São José possam interceder sempre por nossas famílias!

Nenhum comentário: